sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Porque ficar sem camisa?

Ficar sem camisa é um costume que está ficando cada vez mais comum nos dias de hoje. Nos dias mais quentes, muitos rapazes e homens mais velhos podem ser vistos andando sem camisa por quase toda parte.

Mas qual é a razão para tirar a camisa? Bem, há muitas razões, mas aqui vou citar apenas duas: Primeiro pelo conforto natural de ficar sem camisa, principalmente por causa do clima quente, e para simplesmente relaxar. Segundo, e mais importante, porque estar sem camisa reflete segurança, autoconfiança, virilidade, autodeterminação e liberdade.

O bom é perceber que, cada vez mais, as pessoas estão aceitando isso numa boa. Hoje, não é nenhum tabu você tirar a camisa perto de outras pessoas e até andar na rua ou mesmo ir a alguns lugares sem camisa (irei tratar desse assunto em um próximo post). Talvez você pergunte porque eu levo isso tanto a sério a ponto de criar um blog que incentive os outros a ficarem sem camisa.

Psicologicamente, eu relaciono tirar a camisa principalmente com liberdade e virilidade, e ainda recomendo fortemente que todo homem deveria tentar esse estilo de vida. As pessoas nasceram peladas e isso as faz se sentirem melhores. Basta tirar a sua camisa e perceber. Você não precisa ter um corpo como de um deus grego ou um Mr. Olympia para sair por aí sem camisa. Ficar sem camisa da forma com que é tratado aqui nesse blog vai muito além de exibicionismo. O que nós desejamos incentivar aqui é uma prática saudável que gere conforto e autoaceitação.

Andar sem camisa é uma prática muito comum em muitos países do mundo, assim como existem vários grupos de discussão e sites extrangeiros que tratam sobre esse assunto. Foi daí que tirei a ideia deste blog. Em muitos países desenvolvidos inclusive, como Europa, Estados Unidos, Rússia e Austrália, existe bastante liberdade nesse sentido pelo que andei pesquisando na internet. Os homens andam livremente sem camisa inclusive em locais que poderiam ser tidos como inadequados aqui no Brasil, como em escolas, lojas e supermercados.

Ficar sem camisa em público contribui para que cada vez mais esse hábito se torne popular entre os homens e comum para as pessoas. Hábito este que deve ser incentivado.

Infelizmente, muitas pessoas ainda relacionam o hábito de estar sem camisa como algo vulgar, exibicionista, anti higiênico, como falta de educação ou mesmo com algum apelo sexual. Estou certo de que ficar sem camisa será um costume cada vez mais comum e aceitável, especialmente para aqueles que querem ter a liberdade de viver a vida tão bem quanto quiserem.

E você? Curte ficar sem camisa? Então não se esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo!

41 comentários:

  1. eu tenho vergonha isso e normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo. Isto é completamente normal e é também por isso que criei esse blog: para que os homens se sintam mais confortáveis em andar sem camisa.

      Excluir
  2. Eu não tenho vergonha de ficar sem camisa, eh pq eu antes nao ficava de jeito nenhum e peguei a fama do garoto (tenho 12 anos) que não tira a camisa. quando tentei fazer o q vc ensina no seu blog, levei piadinhas de meus vizinhos e da minha familia. agora so tiro a camisa em casa, quando nao tem ninguem ou em lugares q nao tem ninguem da minha familia vendo como na ed. fisica da escola

    ResponderExcluir
  3. Adolescência não e fácil mudanças que te deixam constrangido enfim cada pessoa tem se jeito de ser...mas se acostume a andar sem camisa...nao tem outro jeito...pra ajudar ei na sua idade em casa sozinho torava a camisa e alisava meu peito isso ajuda a tirar umas neuras da cabeça com relação a isso...pra mim ajudou muito...e na aula de ed física não tem jeito mesmo se você não criar coragem e tirar a camisa a zoaçao não vai parar....todos os meninos tem suas diferenças (peito mais largo mais fino mais cheio mamilo pontudo ou normal)mas isso não pode te fesencorajar...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tb devemos estimular esta liberdade as mulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais mulheres não pode sair sem camisa pq elas tem peito grande

      Excluir
    2. > "mulheres não pode sair sem camisa pq elas tem peito grande"

      Não precisa ficar com os seios à mostra. Basta cobri-los com a parte de cima de um biquíni. Problema resolvido!

      Excluir
    3. Se com roupas já são assediadas

      Excluir
  6. Tb devemos estimular esta liberdade as mulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mulher deixe de ser louca, mulheres tem seios, é diferente, se nao quiser ser ridicularizada ou estuprada permaneça com seus seios cobertos

      Excluir
    2. Acho q vc tá sendo machista, Unknown, ninguém merece ser estuprada e todos devem ter sua liberdade

      Excluir
    3. Bianca vc tah certíssema! Anônimo vc tb! Y acho q o próprio arthur podia tb apoiar mais a questão de naturalizar isso entre tds as pessoas ñ só entre homens.

      Excluir
    4. fique pelo menos de top

      Excluir
    5. esse Unknown machista deve ser o dono da pagina! Acho falta de respeito andar sem camisa por aí! E quanto as mulheres a questão é simples os seios das mulheres são algo precioso (não que meu peitoral não seja kkkk) exemplo: se uma mulher tocar no peito de um homem é uma coisa mas se um homem tocar no peito de uma mulher pode rolar até cadeia!

      Excluir
  7. Eu relaciono ficar sem camisa com higiene e respeito. Acho falta de respeito ficar sem camisa na casa de outras pessoas, mesmo essas incentivando a pratica, como também qualquer local onde há alimentos (padaria, mercado, açougue...) e isso se aplica a cidades litorâneas. Vai muito de cada um e da situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que ficar sem camisa, por si só, seja falta de respeito. Vai depender muito da situação. Eu dificilmente convidaria um desconhecido, alguém que nunca vi na vida, com quem eu tenha zero intimidade, a entrar na minha casa sem camisa. Agora, se for alguém do meu convívio, como um amigo, um colega ou até mesmo um vizinho, eu não me importaria.

      Para tudo há um "código de vestimenta". Por exemplo, eu não aceitaria que algum prestador de serviço viesse fazer alguma visita técnica em minha casa sem camisa. Por outro lado, eu não importaria se alguém que eu tivesse contratado para fazer algum serviço na área externa de casa, como um pedreiro ou jardineiro, quisesse trabalhar sem camisa.

      Quanto a higiene, não vejo o que possa haver de anti-higiênico nisso. Se for analisar bem, é menos higiênico um cara aparecer com a camiseta encharcada de suor do que se ele estiver sem camisa, em que o suor tende a secar rapidamente, em vez de ficar acumulado na roupa.

      Mas, como você disse, vai de cada um. No final das contas contas, quem vai decidir o que pode e o que não pode é o dono da propriedade. Se você vai na casa de alguém e o dono lhe disser que você não pode ficar sem camisa lá, então não pode e ponto final! Se disser que pode, então, fique à vontade. E se disser que só entra se tirar a camisa, então assim é que tem de ser. O mesmo se aplica para estabelecimentos comerciais, que nada mais são do que uma "casa" em que você é convidado a entrar. Contrariar e desafiar a condições estabelecidas pelo proprietário é que seria o verdadeiro desrespeito.

      Excluir
  8. Gente aqui no amazonas isso é nornal, so usamos camisa quando é necessário

    ResponderExcluir
  9. YO LO HAGO, Y LO VOY A HACER CADA VEZ QUE ME PAREZCA.

    ResponderExcluir
  10. Vão todos acabar com a pele expondo-a ao sol.Já reparam que as regiões do corpo que sempre estão cobertas,como o traseiro,nunca ficam enrugadas?Quase nunca tomo sol,muito menos tiro a camisa e passo a andar dessa forma no meio da rua,minha pele está tão boa que as pessoas pensam que sou um adolescente,alguns me disseram com bondade que pareço ter 18 anos.

    ResponderExcluir
  11. Por mim as mulheres podem andar sem camisa de boa!So quero saber se tem alguma lei nessa porcaria de país que que proibe este ato?Pois fui barrado em um onibus e me alegaram que o onibus tem ar condicionado,no litoral de uma praia,nao me parece uma nustificativa muito boa,e vai contrar a constituiçao do direito de liberdade de ir e vim.

    ResponderExcluir
  12. Muitas pessoas que pararam no tempo e pensam como as pessoas da década de 20 acham falta de educação, elas devem ter nascido vestidas então, gosto de ficar sem camisa quando chego da rua ou quando estou fazendo alguma coisa no quintal é uma forma natural de você se refrescar. Ontem mesmo eu vi um cara sem camisa ele tava com sua esposa e filha em um ponto turístico daqui de poços de caldas cidade onde eu moro,ninguém achou ruim e o guarda não chamou a atenção dele. Ao meu entender este costume está ficando cada vez mais comum e aceitável pela sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Eu curto muito ficar sem camisa, mas minha meta é usar só sunga, só sunga sempre. acho muito bonito quando fico só de sunga, tênis, corrente no pescoço e boné.

    ResponderExcluir
  14. ficar sem camisa pra mim virou vicio! as pessoas se referem a min como o cara q nao tem camisa em casa! acho legal e por mim usaria em nenhum lugar

    ResponderExcluir
  15. Se não estiver na praia, piscina, rio ou tomando banho na caixa d'agua, acho vulgar, principalmente sentar à mesa sem camisa para fazer refeiçoes, trabalhar sem camisa, ou receber alguém em sua casa sem camisa, eu acho que vestir uma camisa quando receber alguém é uma forma de respeito.

    ResponderExcluir
  16. Eae, me chamo Diego. Tenho 22 anos e, quando criança, era muito magro. Além desse problema, eu tinha vergonha de ficar sem camisa pq não tinha costume, mas sempre tive vontade de ficar como todos os garotos da vizinhança ficavam. Eu não curtia tirar a camisa pq me sentia meio pelado rs. Hoje, eu não sou tão magro como antes, mas tenho vergonha de ficar sem camisa em casa, pq todos aqui sabem q não é comum eu ficar assim. Já em outros lugares, onde as pessoas não sabem que eu não costumo ficar sem camisa, eu consigo bem mais de boa. Mas acho que com os meus familiares, nunca vou ficar sem camisa. Me sinto estranho.

    ResponderExcluir
  17. Acho q o homem ñ deve ficar sem camisa em público e nas redes sociais.. pra mim é desrespeitoso com sua companheira (namorada,noiva ou esposa)..já q as mulheres ñ tem essa liberdade, com desculpa ao calor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tudo dá-se um jeito.

      Já vi na rua, em um dia muito quente, um casal em que o homem estava de bermuda e sem camisa enquanto a mulher mulher usava um shortinho mais a parte de cima de um biquíni. Ou seja, ambos estavam desfrutando da mesma liberdade, cada um à sua maneira.

      Quanto a redes sociais, o que não falta é mulheres postando fotos de biquíni ou usando aqueles sutiãs esportivos comumente utilizados em academia. Portanto fica de igual para igual aos homens que postam fotos sem camisa ou, em alguns casos, só de sunga.

      Excluir
    2. Pode parecer mentira o que direi a seguir, mas foi só eu fazer o comentário acima ontem para hoje eu ver mais uma cena curiosa na rua. Um casal estava caminhando na rua, o cara estava de bermuda e camiseta, e a mulher estava usando daquelas calças que ficam coladas no corpo (legging?) e mais a parte de cima de um biquíni! Isso mesmo, a mulher estava "sem camisa" e o homem não!

      Aliás, eu ainda estou na dúvida se o que ela estava usando era a parte de cima de um biquíni ou se era um sutiã normal mesmo (para evitar problemas, preferi não ficar olhando muito para a mulher da cara)! A camiseta dela estava na mão dele. Não sei se ela tirou só por causa do calor, ou se aconteceu algo com a camiseta e ela precisou tirar, ou se aconteceu algo com ela e ela precisou arejar melhor o corpo... Só sei que achei estranho só ela estar sem a camiseta. Se eu estivesse no lugar do cara eu certamente teria ficado sem camisa também, para acompanhar e deixar a mulher mais à vontade, para ela não ser a única sem camiseta. Mas, cada um é cada um...

      Excluir
  18. top tb gosto acho top,fico somente em casa,qdo posso saio sem...

    ResponderExcluir
  19. Tenho 12 anos, e desde desde pequeno não consigo ficar sem a camisa, me sinto constrangido, principalmente se for perto dos meus familiares. Mas se estiver com os meus amigos ou quando estou sozinho, eu tiro a camisa de boa. Tirar a camisa me deixa mais leve, aliviado. Tem gente que acha estranho o fato de eu não tirar a camisa, mas eu acho normal.

    ResponderExcluir
  20. Eu já faz 3 anos que faço caminhada com o meu cachorro sem camiseta normal todo sábado e domingo e ninguém vem ratear

    ResponderExcluir
  21. Eu moro no Rio, em um bairro de praia, portanto eu costumo ficar sem camisa sim. Eu não gosto de roupas me prendendo, fico somente de bermuda e havaianas e já tá legal

    ResponderExcluir
  22. Eu amo ficar assim me dá uma sensação tão boa

    ResponderExcluir