domingo, 30 de junho de 2013

Ficar sem camisa deveria ser comum

Até hoje eu procuro entender porque ficar sem camisa incomoda tanto algumas pessoas. É gente criticando porque acha que a pessoa tira a camisa só para mostrar que está fazendo academia, para se mostrar, etc. e enfim muita gente deixa de tirar a camisa só para não ter que lidar com a possibilidade deste tipo de pensamento estúpido.

Ficar sem deveria ser visto como algo normal, assim como quando as mulheres deixam de usar calças para usar mini-saias ou quando os homens colocam shorts... é só uma questão de conforto. Mas acredito que isto, em parte, tenha a ver com a sociedade que nós vivemos hoje. Hoje em dia, com a TV e a internet, a liberdade que temos de falar sobre sexo e a facilidade de acessar materiais sobre o assunto na internet, acabou a ingenuidade e qualquer coisa, como o simples ficar sem camisa, pode ser vista como algo apelativo sexualmente falando.

Há alguns anos atrás eu viajei com mais dois amigos para uma cidade bem distante no interior de Minas Gerais. No caminho, parece que estávamos voltando no tempo e passamos por alguns vilarejos pequenos, bem humildes, distantes de tudo, onde a calma e a tranquilidade pareciam reinar soberanas. Em um destes vilarejos nós paramos para comprar algumas coisas e pude perceber que praticamente todos os homens andavam sem camisa, dos mais jovens aos mais velhos.

Estava calor naquele dia. Em alguns minutos em que fiquei sentado em um banco de praça, reparei que naquela vila ficar sem camisa era algo tão normal e cotidiano que ninguém parecia se importar. Vi crianças brincando nas ruas, homens mais velhos conversando com outras pessoas, jovens sentados na calçada, nos bancos de uma praça e até mesmo trabalhando sem camisa e geralmente usando chinelos. Com certeza não havia nem mil habitantes naquele lugar, as estradas eram de terra e a paisagem era totalmente rural e deserta.

Porque nós já não vemos mais homens sem camisa andando na rua? Porque muitas crianças hoje tem vergonha de ficar sem camisa? Acredito que na grande maioria das vezes é apenas o receio do que os outros vão pensar. Apenas isso faz com que deixemos de colocar em prática isto que nos faz tão bem... não só pelo conforto, mas também pelo sentimento de autoconfiança e autoaceitação.

Para mim, perdemos muito nossa percepção da realidade e deixamos de lado esses pequenos prazeres, como brincar na rua, jogar conversa fora em uma esquina, ajudar nossos amigos em atividades cotidianas, para ficarmos trancados em nossas casas esperando por um futuro de muito dinheiro e status.

Esta viagem que eu contei me fez refletir sobre várias coisas. Vi pessoas felizes lá que, apesar de não terem o entretenimento que muitos de nós temos em cidades maiores, viviam suas vidas tranquilas da melhor forma que podiam. Ficar sem camisa é apenas uma das coisas que reparei por lá... os caras andam sem camisa numa boa, entrando e saindo das pequenas lojas, nos postos de gasolina, lavando seus carros na calçada... e me fez pensar em como tudo seria um pouco mais legal se ficar sem camisa fosse algo comum, como de fato era naquela cidadezinha.

5 comentários:

  1. Eu to doido pra tirar minhas férias e ficar um mes inteiro descalço e sem camisa

    ResponderExcluir
  2. Pra mim ja é comum. Estranho é eu passar mais de uma hora com camisa kk

    ResponderExcluir
  3. Hola, Espero que puedas entenderme, Yo no hablo portugués/brasileiro, pero te leo perfectamente. Solamente quería decirte que aprecio mucho lo que haces. Es verdad, debería tan común y natural que no siquiera deberíamos hablar de eso. Por desgraica, no lo es, de ahí este blog. ¡Sigue con tu buen trabajo!
    Saludos y abrazos desde España, ¡sem camisa of course!

    ResponderExcluir
  4. Olá hermano!! Fico feliz que você esteja acompanhando o blog apesar do idioma ser diferente. Como funcionam as coisas na Espanha? O pessoal anda muito sem camisa por aí? rsrs seja bem vindo!! Abraços descamisados para você também kkk..

    ResponderExcluir
  5. Pra mim a proibição mais estúpida que existe é a de ficar sem camisa nas academias. Porra, o que tem de mais fazer musculação sem camisa? Por que as academias não permitem? Logo no nosso país, onde faz tanto calor, não é nada agradável ficar com uma camisa, mesmo que seja regata, toda grudada de suor. É por isso que eu prefiro treinar nas academias ao ar livre que tem na beira mar da minha cidade (Fortaleza). Como o espaço é público, ninguém pode me impedir de nada. E os exercícios calistênicos são bem melhores do que os de aparelhos. E também tem uns pesos lá, ou seja: zero necessidade de me submeter a academia e suas frescuras. E ainda pego um sol e uma maresia gostosa.

    ResponderExcluir