domingo, 20 de outubro de 2013

Porque eu odeio academia e prefiro malhar em casa

Este post é uma resposta a um comentário que recebi recentemente de um anônimo pedindo para que eu fizesse um post sobre como perder a vergonha para ir à academia. A verdade é que já fiz academia durante vários meses, parei e não tenho a mínima vontade de voltar. Neste post eu vou falar como foi a minha experiência na academia e o porquê de eu não voltar.

É o seguinte. Sempre tive um pouco de medo de ficar sem camisa há uns três anos atrás, talvez porque eu não tinha nem o hábito e nem o corpo 'bonito o bastante' na minha cabeça. Entretanto eu também sempre tive um pouco de medo de ir para a academia, apesar de gostar de ter alguns equipamentos aqui na minha casa, fazer alguns exercícios e talz, sempre achei que só teria resultados satisfatórios se eu fosse em uma academia.

Minha ideia de academia era mais ou menos um espaço cheio de homens enormes, fortões, sem camisa e mulheres gostosas usando só aquelas roupinhas de ginástica super curtas, todos suando, carregando toneladas de peso ou correndo em esteiras ao som de muita música eletrônica

Foi então que, apesar de tudo, um dia criei coragem e, com muita dificuldade, enfrentei meu medo e fui no meu primeiro dia na academia. É uma academia bastante popular aqui na minha cidadezinha. Falei com a atendente, ela me disse que o primeiro dia era de graça e chamou o instrutor. Ela me apresentou a ele. Para minha surpresa, o instrutor tinha metade do meu tamanho, tinha uma barriguinha de chop e parecia um cara muito gente boa e bem humorado. O que de início me tranquilizou um pouco.

No primeiro dia de academia, estas foram as minhas primeiras impressões:
  1. Música alta e animada condizia com meu gosto.
  2. Ninguém estava sem camisa, apesar de ter muitos homens e muleques com regatas ridiculamente finas e curtas. Se estivessem sem camisa, seria até menos ridículo.
  3. Muitos eram adultos acima dos 50 ou idosos, muitos acima do peso, alguns fazendo exercícios visivelmente de forma errada e a maioria usando cargas minúsculas ou "passeando" na esteira, provavelmente com muito medo de se machucarem, de certo estavam tendo pouca orientação por parte do instrutor.
  4. Muitos muleques hiper magrelos com menos de 20 anos puxando cargas muito acima do que conseguiam e ficavam quase se "borrando" para fazer algumas poucas repetições.
  5. Na academia, as pessoas mais conversam do que treinam.
  6. 90% de todos que estavam lá não eram necessariamente obesos, mas não eram nem um pouco fortes ou definidos.
  7. Dependendo do horário, a academia fica super lotada ou super vazia. Como fui de manhã, eu tinha a sorte de ver poucas pessoas na maioria das vezes.
  8. Só uns 5% das pessoas que estavam lá eram homens realmente fortes e musculosos ou mulheres realmente gostosas.
  9. A coisa mais chata do mundo é revezar um aparelho com alguém, especialmente se é um cara todo suado e peludo usando uma regata ridícula igual a que falei no tópico 2 ou então um monstro ou uma delicada senhora que pega uma carga muito diferente da sua. Várias vezes deixei de fazer um exercício e cedi o aparelho para alguém que pediu para "revezar".

Enfim, no primeiro dia o instrutor me passou uma lista de exercícios, que cotinha cada exercício que eu ia fazer em cada dia e o número de repetições. Todos os exercícios eram feitos em algum dos enormes equipamentos de ferro desses comuns de academia. Ele me ensinava, me ajudava a colocar as cargas e, depois que eu terminava de fazer o número de repetições, chamava ele para me ensinar o próximo exercício.


A primeira semana na academia é um saco. Você fica meio inseguro, é normal. Aos poucos você pode fazer alguns amigos e ir se acostumando. Depois vira rotina e, por mais que você mude o treino, a academia fica chata e entediante depois de um tempo.

Depois de cinco ou seis meses de academia, cheguei nestas seguintes conclusões:
  1. Existe uma grande rotatividade de pessoas na academia. Pessoas começam e param em pouquíssimo tempo.
  2. Como diz a lenda, a maioria dos homens de fato não treina pernas.
  3. No verão a academia lota, no inverno ela esvazia.
  4. Quanto as músicas de academia, não se espante nos dias em que você tiver que levantar uma barra de supino ouvindo funk, axé, rap ou sertanejo universitário.
  5. Indo de manhã para academia, você tem que acordar cedo, tomar um café da manhã reforçado mesmo sem fome, esperar a digestão, dirigir-se até a academia e depois voltar para casa e tomar banho. Pode parecer coisa rápida, mas eu perdia a manhã inteira por conta disso.
  6. Neste tempo, ganhei bastante massa muscular, mas também ganhei muita gordura. Não fiquei forte, fiquei grande. Conseguia pegar muito no supino, mas por outro lado não conseguia fazer dez flexões de braço.
  7. Gastei uma grana boa com suplementos que só me ajudaram a ganhar peso e ficar grande, mas não forte e definido. 
  8. Quando saí da academia, duas semanas sem suplementos e exercícios me fizeram perder quase toda "massa muscular" que eu tinha ganhado com tanto esforço. E lá estava eu do mesmo jeito que tinha entrado na academia
Você pode falar o que quiser: que eu não me alimentei direito, que eu não fiz os exercícios corretos, ou o número de repetições corretos, que eu não dei o descanso necessário entre os treinos... etc. Você pode até estar certo em alguns destes pontos, mas depois de passar por tudo isso, pelo menos PARA MIM eu sei que ACADEMIA NÃO COMPENSA e ponto. Espero que depois dessa leitura você tenha entendido porque eu odeio academia.

Claro que muita gente consegue ótimos resultados na academia. Entretanto, na MINHA opinião, eu acho que ela consome muito tempo, dinheiro e suor que não necessariamente se traduzem em resultados. É por isso que prefiro treinar em casa, for free, gastando menos de uma hora por dia, sem camisa, ouvindo minha música e fazendo a minha rotina com meus equipamentos simples e baratos, mas legais de fazer.

No próximo post vou falar como eu malho em casa, do jeito que eu quero e tendo melhores resultados que tive em meses de academia e gastando até uma hora por dia. Acompanhe o blog!

9 comentários:

  1. Obrigado por ter atendido o meu pedido e feito uma postagem falando sobre isso. Isso fez com que eu relaxasse mais, ainda quero entrar na academia, mas por enquanto não entro, estou malhando em casa. Me identifiquei muito com o que você falou no início (sobre as expectativas), e ri muito com o que você falou no meio (sobre a realidade). Acompanho sempre o blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo, obrigado pela sua sugestão e pelo seu elogio. Academias tem seus benefícios e muitas pessoas gostam e conseguem ficar em ótima forma por lá. Entretanto eu acredito que a academia ocupa muito espaço do nosso tempo diário e não curto muitos os aparelhos e máquinas porque acho que estas limitam muito o desenvolvimento dos músculos por completo quando comparadas com exercícios como flexão de braço, barra fixa, agachamentos e talz. Mas vai de cada um^^

    ResponderExcluir
  3. Olá, conheci o blog há poucos dias. Cara, adoro esse blog. Sinto falta de postagens com mais frequência. Também acho que nós homens deveríamos ficar sem camisa sempre! Além da liberdade, nos sentimos mais machos. Parece que a masculinidade exala pelo tórax exposto.
    Na adolescência, comecei a sentir vergonha de tirar a camisa. As mudanças no corpo, pêlos no peito, tudo isso me encabulava. Hoje, está um pouco melhor, mas ainda não é como queria. Sem camisa, só da porta de casa pra dentro ou quando vou à praia, ao clube... Hoje, não tenho problema nenhum com meu corpo. Até curto meu peito peludo(sem exageros tonyrâmicos) e, por mais que a estética moderna diga que é melhor depilar, não curto. Quando o faço, me sinto nu, sem graça, feioso. Apesar disso, não sei o que me trava na hora de tirar a camisa. É um mistério.
    Enfim, quanto ao tema específico desse post, eu sempre ODIEI academia, pelos mesmos motivos que você falou. Por isso, sempre malhei em casa, sempre tive excelentes resultados, malho em casa até hoje e é perfeito. Sem camisa, ouvindo a música que quero, sem ter que revezar e por aí vai. É tranquilo e os resultados são até melhores. Eu acho. Parabéns pelo blog, de verdade. Abaixo à ditadura da camisa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk... vlw pelo comentário e pelos elogios. Eu gostaria de atualizar o blog com mais frequência, mas ultimamente estou tendo muito pouco tempo e por isso só posto aqui quando me vem alguma ideia legal na cabeça. Penso da mesma forma que você, também tenho pelos no corpo, mas também não curto raspar ou depilar, só preciso aparar de vez em quando com o barbeador elétrico rsrs.. Quanto ao que te 'trava', cada um tem seus motivos, é bom a gente conhecer melhor a gente mesmo e saber os nossos motivos para poder vencer esses pequenos medos =]

      Excluir
  4. Eu malho em casa mas ñ consigo nem um resultado, como vc malha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara para malhar em casa tem que ter não só disciplina, mas tem que ter muita informação também para fazer tudo certinho. Alimentação é o que mais conta... começa fazendo o desafio das 100 flexões: 100flexoes.net

      Excluir
  5. Pra mim a proibição de malhar sem camisa em academias é só por moralismo e pudor mesmo, talvez porque ninguém fica confortável com a ideia de a namorada ou esposa malhar junto de um monte de caras com pouca roupa. Não vejo outro motivo. A desculpa de ser questão de higiene, pelo menos pra mim não cola: até parece que o suor não emporcalha todo o aparelho através da camisa, e de qualquer modo o certo é limpar com álcool depois que se usa, então não vejo grandes diferenças pra fins higiênicos.

    Uma vez fiquei em um hotel que tinha uma academia pequena, basicamente uma sala com alguns aparelhos e pesos, tava chovendo demais pra sair na rua e fui passar um tempo malhando lá até o temporal passar. Eu não sabia se podia ficar sem camisa, mas um cara tirou, então eu também. Assim descobri que é infinitamente mais confortável e estimulante malhar sem camisa, não dá aquela vontade de terminar logo e ir embora, mas sim de fazer mais alguns levantamentos. Algumas pessoas podem achar que querer malhar sem camisa é coisa de exibicionista, mas não tem nada a ver, eu sentiria a mesma coisa estando só eu na academia. É simplesmente porque é melhor mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você cara... ver os músculos trabalhando, a liberdade de movimento é muito mais estimulante. Pena que não é o que acontece normalmente. Valew pelo comentário...

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir